COMPLEXO HISTÓRICO CULTURAL DE ANGIQUINHO

Publicado 01 - Jan - 2020

publicidade

COMPLEXO HISTÓRICO CULTURAL DE ANGIQUINHO


Angiquinho foi a primeira usina hidroelétrica construída no Nordeste. A obra foi iniciada em 1911, na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso. 


Para realizar esse empreendimento, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia recebeu apoio e concessões do Governador de Alagoas Euclides Vieira Malta.


Em volta a polêmicas no parlamento alagoano e câmara federal e na imprensa, Delmiro adquire na Europa os equipamentos e contrata o engenheiro italiano Luigi Borella para construir e montar a usina hidroelétrica.


Inaugurada em 26 de janeiro de 1913, a energia gerada em Angiquinho iluminou o núcleo residencial fundado por Delmiro Gouveia, alimentou os teares da fábrica de linhas e bombeou água para o núcleo industrial sertanejo. 


Adquirida pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, serviu de suporte para a construção da Usina Piloto, construída pela Chesf. Com a construção das usinas hidroelétricas de Paulo Afonso, a Chesf na década de 1960 resolveu encerrar as atividades de geração de energia em Angiquinho. A área onde está instalado o conjunto de edificações de Angiquinho pertence a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e transformou-se num dos principais atrativos turísticos do sertão do São Francisco. 


Devido ao seu valor histórico cultural a área foi tombada pelo Governo de Alagoas, sendo transformada em Patrimônio Histórico Cultural alagoano. Aqui, você vai ter acesso a documentação do processo de tombamento elaborado por equipe multidisciplinar. Foi esse conjunto documental que fundamentou o Decreto de Tombamento assinado pelo Governador de Alagoas, Luís Abílio de Souza Neto. 



Galeria de Fotos

publicidade


Leia Também

LITERATURA

A Literatura é a manifestação da linguagem através da palavra escrita. Como discurso, além de comunicar, envolve sensibilidade e permite que cada leitor relacione-se de maneira diferente com ela, nos mais diversos estilos literários.