LITERATURA

Publicado 12 - Mar - 2020

publicidade

A Literatura é a manifestação da linguagem através da palavra escrita. Como discurso, além de comunicar, envolve sensibilidade e permite que cada leitor relacione-se de maneira diferente com ela, nos mais diversos estilos literários.  É possível que ele identifique-se com os seus próprios sentimentos e com o modo de compreender o mundo, de maneira que a Literatura ajuda este a refletir sobre a sociedade e a política de forma mais aprofundada. Assim, ela pode contribuir para a formação de seres humanos, tornando-os sujeitos de sua própria história. 


No Brasil, alguns estudos realizados por pesquisadores da Literatura, dividem-na em períodos. São eles: Quinhentismo, Barroco, Romantismo, Arcadismo/Naturalismo, Simbolismo, Parnasianismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Contemporânea. Quanto aos gêneros literários, são agrupados em Narrativos (Romance, Novela, Conto, Crônica), Poéticos (Soneto, Elegia, Ode, Canção) e Dramáticos (Tragédia, Comédia, Dramas histórico, Teatro de Vanguarda). 


A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, especialmente nordestina, e ganha mais força no interior desses estados. Muitos escritores como João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, entre outros, foram influenciados por esta Literatura. 


Na Europa, a Literatura de Cordel aparece no século XII, em países como França, Espanha, Itália e Portugal. No Brasil, esta Literatura foi introduzida pelos portugueses, no século XVIII.


O Cordel tem como principais características a oralidade e elementos da cultura brasileira. E informar e divertir os leitores como uma de suas principais funções sociais.


Personagens como Lampião, Maria Bonita, Padre Cícero Romão Batista, Delmiro Gouveia, Antônio Conselheiro, Zumbi dos Palmares e temas como problemas sociais e política são bastantes comuns na Literatura de Cordel. 


O primeiro trabalho acadêmico sobre Literatura de Cordel que o site memoriasdosertao apresenta para quem deseja aprofundar-se no conhecimento do tema é “Literatura de Cordel no Brasil: os folhetos a as funções circunstanciais.” Trata-se de uma monografia apresentada por Larissa Amaral Teixeira, no curso de Comunicação Social, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS, do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. 


Fontes: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel


https://www.portugues.com.br/literatura


publicidade


Leia Também

FONTES HISTÓRICAS

Neste espaço você encontra documentos históricos relacionados a algum acontecimento nos sertões do Nordeste. Além de ser um registro histórico o documento poderá ser utilizado como ferramenta de pesquisa.