FONTES HISTÓRICAS

Publicado 04 - Fev - 2020

publicidade

ARQUIVOS E FONTES


Disponibilizar fontes históricas (primárias e secundárias) é um dos objetivos do site memoriasdosertao. O acesso a documentos escritos, iconográficos ou orais visa possibilitar que estudantes, pesquisadores, professores e público em geral tenham cada vez mais acesso as fontes sobre fatos históricos relacionados aos sertões do Nordeste.


Os primeiros documentos disponibilizados estão relacionados com um importante acontecimento histórico na região do sertão alagoano: O ciclo de industrialização no sertão do São Francisco liderado por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. 

 

Após rápida ascensão social devido principalmente ao comércio de couros de animais, que lhe valeram o título de Rei das Peles, Delmiro Gouveia, transformou-se em destacado comerciante em Recife/PE. Construiu o Mercado Coelho Cintra (popularmente Mercado do Derby), considerado o primeiro Shopping Center do Brasil. Ao lado deste empreendimento construiu o Grande Hotel Internacional, considerado um empreendimento de alto padrão da época. Adquiriu a Usina Beltrão (Conhecida também como Usina Tacaruna), de refinado de açúcar. 


Devido disputas comerciais e desavenças com a oligarquia política pernambucana, ocasionando o incêndio no Mercado do Derby e sua prisão Delmiro Gouveia após refúgio na Europa e envolver-se numa relação amorosa com a filha do Governador de Pernambuco e desafeto Sigismundo Gonvalves, e com prisão decretada foge para o Estado de Alagoas. 


Chegando ao sertão alagoano em novembro de 1902, o Rei das Peles, retoma em terras alagoanas o comércio de peles, transformando a então região do entorno da estação de trem da Pedra, em grande centro receptor desta matéria prima. Refeito das dificuldades financeiras transforma a fazenda Buenos Aires em Núcleo Fabril. Pedra, pertencente ao município de Alagoas vai se transformar em Núcleo Industrial com a inauguração da Fábrica de Linhas da Pedra em 05 de junho de 1914. 


Com a primeira Usina Hidro Elétrica construída na cachoeira de Paulo Afonso (Angiquinho) Delmiro Gouveia leva energia para o núcleo fabril, iluminando as ruas e abastecendo com água do São Francisco na comunidade da Pedra, no sertão alagoano.  

Delmiro Gouveia introduziu modificações no modo de vida de populações sertanejas. Agricultores foram transformados em operários. Na Pedra a jornada de trabalho de oito horas diárias em 1914. O documento aqui disponibilizado é o quadro com os horários que esteve por décadas fixado no escritório da Fábrica. Este documento apresenta os horários e respectivos turmas de trabalhadores da Fábrica da Pedra nos primórdios do seu funcionamento. A análise deste documento demonstra que Delmiro Gouveia introduziu um conjunto de medidas inovadoras no sertão nas relações de trabalho. 


De personalidade forte, chegando a ser chamado de Coronel dos Coronéis, Delmiro Gouveia era afeito as relações amorosas, sendo esse um aspecto muito destacado por historiadores e biógrafos. Em Pesqueira, Pernambuco, casou-se com Anunciada Cândida de Melo Falcão, indo residir em Recife. Após envolver-se em diversos relacionamentos amorosos, ocasionando desavenças o casal separa-se e Anunciada retorna para cidade natal. Delmiro, no meio a constantes atritos com o Governador de Pernambuco Sigismundo Gonçalves envolve-se numa relação amorosa com Carmela Eulina do Amaral Gusmão (filha do Governador). 


Outro documento aqui disponibilizado é uma carta escrita de próprio punho por Delmiro Gouveia para Eulina. Nesta carta vê-se um homem carinhoso. Conquistador. 




Galeria de Fotos

publicidade


Leia Também

LITERATURA

A Literatura é a manifestação da linguagem através da palavra escrita. Como discurso, além de comunicar, envolve sensibilidade e permite que cada leitor relacione-se de maneira diferente com ela, nos mais diversos estilos literários.