O CANGAÇO COMO FENÔMENO SOCIAL

Publicado 04 - Jan - 2020

publicidade

O Cangaço é um fenômeno social com bastante significado e sobre ele existem diferentes interpretações. O site memóriasdosertão disponibiliza artigos, imagens e um vídeo documentário sobre o cangaço e seu principal líder Lampião. Os artigos que você vai ler analisam diferentes aspectos deste fenômeno. O Cangaço e a representação mística de Lampião, de Marcos Edilson de Araújo Clemente, examina a construção mítica em torno de Lampião, maior de todos os cangaceiros, no período de 1920 a 1938.

O segundo artigo: Lampião e o banditismo social: uma possibilidade de leitura, de Jaqueline Resende Lira, Suelen Stefanine de Souza Silva e Eduardo Martins, analisa o cangaço como fenômeno social ocorrido no Nordeste do Brasil no final do século XIX e XX. O terceiro artigo Cangaço e Cangaceiros: Histórias e Imagens Fotográficas do Tempo de Lampião, escrito por também por Marcos Edilson de Araújo Clemente, faz uma abordagem da relação história e fotografia com enfoque nas representações construídas sobre o cangaço a partir das imagens do grupo liderado por Virgulino Ferreira, o Lampião.  


Galeria de Fotos

publicidade


Leia Também

LITERATURA

A Literatura é a manifestação da linguagem através da palavra escrita. Como discurso, além de comunicar, envolve sensibilidade e permite que cada leitor relacione-se de maneira diferente com ela, nos mais diversos estilos literários.