MISSA DE VAQUEIRO

Publicado 05 - Jan - 2020

publicidade

Umas das mais fortes expressões da cultura popular nos sertões do Nordeste é a Missa do Vaqueiro. Evento de caráter religioso realizado em vários estados do Nordeste.




A Missa de Vaqueiro surgiu após o assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, no Sítio das Lages, distrito do município de Serrita, sertão de Pernambuco, localizado a 553 quilômetros de Recife, capital do Estado.


A primeira missa de vaqueiro foi idealizada pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga, e rezada pelo Padre João Câncio dos Santos em 1971, em homenagem a Raimundo Jacó. A missa de vaqueiro de Serrita é realizada desde então sendo a maior de todas as missas de vaqueiro do Nordeste, e transformou-se em importante evento cultural-religioso realizado no terceiro domingo do mês de julho.


O desfile dos vaqueiros abre a celebração, e durante a missa as oferendas são feitas com as indumentárias de couro, arreios, e instrumentos utilizados pelos vaqueiros. Durante o ofertório são cantadas aboios e improvisados versos.



Os vaqueiros vestem gibão, botas, chapéu de couro, elementos que foram incorporados a arte e a cultura sertaneja. 


Para aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre o significado das missas de vaqueiro para a cultura do sertão nordestino indicamos a leitura dos textos abaixo. No primeiro Cultura de Vaqueiro: o sertão e a música dos vaqueiros nordestinos, o autor Natã Silva Vieira, apresenta uma caracterização do sertão e do vaqueiro no sertão do Nordeste para em seguida analisar o conteúdo das músicas dos vaqueiros. 


No segundo texto, intitulado Tengo Lengo Tengo: proposta visual da iconografia da missa do vaqueiro e o uso da tipografia digital como alternativa de viabilização de ícones, uma monografia apresentada no curso de Designe da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, o autor Marcos Antônio de Moraes Filho, faz um levantamento iconográfico da missa do vaqueiro, especialmente do vaqueiro de Serrita (cidade do sertão pernambucano onde é realizada a maior missa de vaqueiro do Nordeste). 



publicidade


Leia Também

LITERATURA

A Literatura é a manifestação da linguagem através da palavra escrita. Como discurso, além de comunicar, envolve sensibilidade e permite que cada leitor relacione-se de maneira diferente com ela, nos mais diversos estilos literários.